
O conceito de tráfego web perpassa pela navegação de usuários através de diferentes sites ou páginas. Dentro do mercado digital, tal definição é de extrema relevância e pode trazer excelentes resultados para os mais diversos tipos de negócios. Afinal, para o mundo do Marketing, o aumento de tráfego é uma métrica notável.
É interessante ressaltar a relevância do fato acima mencionado, visto que, um alto índice de tráfego no senso comum, é algo negativo, até porque passar horas no trânsito não é nada convidativo.
Com isso, pensando que o tráfego web elevado, para o mercado digital tem significado positivo, o presente artigo tem o objetivo de apresentar e diferenciar os dois tipos mais utilizados. Assim, você pode sanar suas dúvidas de uma vez por todas e aplicar as estratégias necessárias de acordo com as demandas de seu projeto. Não deixe de conferir!
Tipos de tráfego
Os tipos de tráfego que aqui estarão evidenciados, são: tráfego orgânico e tráfego pago.
No entanto, segundo a plataforma Neil Patel, existem alguns outros tipos que podem ser interessantes para as suas estratégias, sendo eles:
- Tráfego de Referência (backlinks);
- Tráfego Direto (acesso direto ao seu site – usuários inserem a URL correta e entram);
- Tráfego Social (mídias sociais);
- Tráfego de E-mail Marketing (mensagens na caixa de entrada dos users);
Tráfego Orgânico
O tráfego orgânico pode ser definido como o fluxo de visitantes em páginas ou sites, que acontece com espontaneidade. Para atrair usuários que cheguem ao seu projeto dessa forma, é necessário investir bastante na produção de conteúdos que atendam aos requisitos das atualizações SEO, como o EAT por exemplo.
Afinal, não há nada melhor do que um conteúdo realmente qualificado para atrair visitantes. Lembre-se de que o EAT envolve não apenas isso, mas a experiência dos usuários como um todo. Assim sendo, vale a pena ficar atento ao conceito de intenção de busca, a velocidade do site, a responsividade, entre outros.
Dentre as vantagens do tráfego orgânico, segundo a plataforma Midiática, estão:
- Ausência de custo direto;
- Relacionamento com o público em geral;
- Posicionamento de marca;
- Indicação de sua relevância para o público;
Tráfego Pago
O tráfego pago pode ser definido como o fluxo de visitantes em páginas ou sites, que acontece por meio de investimentos financeiros. Para atrair usuários que cheguem ao seu projeto dessa forma, é necessário aplicar uma quantia em plataformas especializadas, a fim de impulsionar a distribuição dos seus conteúdos.
É importante ressaltar que o tráfego pago, principalmente, deve ser feito com profissionais especializados, como o Gestor de Tráfego Pago, por exemplo. Isso se dá, pois, a sua função permite uma análise estratégica global, que pode auxiliar na obtenção de resultados realmente eficazes.
Dentre as vantagens do tráfego pago, segundo a plataforma Midiática, estão:
- Aumento na quantidade de conversões;
- Ampliação do alcance que faz a sua marca ficar “na mente” das pessoas;
- Resultados vem em menos tempo;
- Escolha do(s) nicho(s) de campanha;
Conclusão
As estratégias de tráfego orgânico e pago apresentam métodos de aplicação distintos, mas fazem toda a diferença para os resultados de um projeto quando são aplicadas em conjunto. Portanto, busque utilizá-las de maneira unificada, assim como, englobar os demais tipos acima evidenciados.
Assim, é possível alcançar patamares de negócios ainda maiores, com completude, qualidade e eficácia. Esperamos que as informações aqui demonstradas possam ser úteis para a sua jornada no mercado digital. Obrigada por nos acompanhar até aqui!