
Um blog é, hoje em dia, a maior força da comunicação online de pessoas e empresas com a gigantesca audiência que está na internet.
São bilhões de pessoas em todos mundo desejando consumir conhecimento, e o blog é o canal mais eficiente, por suas características – ele não tem o tom comercial de um site e nem se fragmenta em demasiado como as redes sociais.
Mas uma dúvida que sempre está na mente de quem administra um blog é: como fazer para que o conteúdo dele melhore e alcance cada vez mais leitores, espectadores e clientes?
Pode ser mais simples do que você imagina e com custos perfeitamente possíveis. Vamos falar de 5 dicas para melhorar o conteúdo do seu blog.
01 – A frequência de postagens é fundamental
A concorrência de blogs, por assunto de interesse e por produtos/serviços, no caso de empresas – é cada vez maior, e a forma como o blog se atualiza é fundamental.
Blogs com atualização dinâmica atraem a audiência, as pessoas sentem que ali se produz e publica conteúdo com qualidade e constância – e esta constância você pode definir conforme os temas e o perfil da sua audiência.
Não há uma regra de frequência, mas não podemos deixar o blog ou uma das páginas dele sem conteúdo novo por 2 ou mais semanas, porque durante este tempo outras pessoas estão gerando e publicando.
02 – Atualizar conteúdos antigos
Seu blog será achado por usuários através de artigos dos mais recentes até os mais antigos – e todos devem estar preparados para dar a melhor experiência de leitura.
Sempre revise todos os artigos para corrigir links quebrados, expressões que caíram em desuso, normas ortográficas e principalmente estatísticas – ninguém vai querer os dados de mercado de 8 anos atrás.
Conteúdos antigos com cara de novos chamam a atenção para o cuidado com o blog.
03 – Pense sempre na qualidade dos seus artigos
A qualidade dos seus textos no blog depende muito da forma correta de escrita, da relevância e da atualidade das informações e das técnicas SEO de escrita, que vão definir o ranqueamento do artigo nas buscas de usuários no Google e outros navegadores.
Invista sempre no estudo de formas de aprimorar a escrita, o que é melhor usar como técnica no texto para atrair mais visitantes. Uma forma eficiente de ter artigos com qualidade é contratar um redator web.
Assim você poderá se concentrar na definição das pautas – temas, abordagens, palavras-chave – e nas medições de tráfego e de publicidade do blog.
04 – Um blog é um filho criado para o mundo
A frase acima resume bem a ideia central do blog: não importa os temas que você vai abordar, a frequência e atualização: tudo deve ser feito a partir do ponto de vista da audiência que você quer.
Por mais que façamos tudo para um resultado que nos agrada, o foco é atrair a atenção e o engajamento dos usuários. Por este motivo, é essencial estudar o público-alvo, que tipo de conteúdo ele consome e trabalhar nessa direção.
05 – Cuide de perto do layout do seu blog
Na internet a primeira impressão sempre marca. E com o blog esta máxima é ainda maior, precisamos capturar a atenção do usuário que, em média, gasta 10 segundos para escanear o conteúdo de uma página e decidir entre ficar nela ou sair.
Não há uma receita pronta, afinal o layout depende da sua personalidade, dos temas e do público. Mas algumas regras são básicas:
- Moderação com widgets e efeitos, eles podem confundir a navegação;
- Use poucas fontes, o ideal é uma só variando de tamanho;
- Cuidado com a qualidade das imagens usadas na página e nos artigos;
- Evite uma página home muito longa, distribua os assuntos por páginas do blog;
- Muita atenção com a qualidade dos links internos e externos;