
O mercado físico como conhecemos há tantas décadas sofre com uma crise de saturação, pela concorrência cada vez maior e mais qualificada e por não conseguir atender as necessidades de um perfil de consumidor cada dia mais exigente quanto à qualidade e a rapidez nos negócios.
A internet veio imprimir esta marca da velocidade, atraindo milhares de empresas físicas para usar o mundo digital como um novo canal de comunicação com os clientes – e na internet ná estamos falando de milhões online ao mesmo tempo.
Hoje temos não só as empresas que abriram um braço digital para as suas operações de atendimento e entrega, mas inúmeros segmentos que já nascem digitais, tanto no modelo de negócios quanto no produto ou serviço oferecido, como os cursos online, as empresas de desenvolvimento web e os aplicativos.
O mercado digital exige um profissional com um perfil muito específico para entender e ser bem sucedido na dinâmica dele. Separei 4 habilidades que você precisa para trabalhar no mercado digital.
Mas antes: quais as principais características do mercado digital?
Podemos destacar algumas características marcantes deste novo modelo de negócios:
Flexibilidade de horários
Como o seu negócio funciona completamente na rede, ele estará disponível durante as 24 horas do dia e o cliente não vai procurar o produto em um horário específico. Você pode fazer o melhor horário de trabalho, naquele onde seu rendimento é maior e ainda cuidar mais da vida pessoal e familiar.
Baixo custo de implantação e operação
Basicamente você precisará de equipamentos de informática, um servidor, assinaturas de serviço, como hospedagem e domínio e algumas despesas operacionais. No fim, é um custo total muito baixo até quando comparamos com braços digitais de negócios físicos.
Escalabilidade
Significa vender a mesma unidade produzida para um número ilimitado de pessoas. De uma literatura digital a um curso online, você produz apenas uma vez. Isto torna o mercado digital extremamente atraente.
Mercado democrático
Não há restrição de idade, classe social ou exigência de renda para investir no mercado digital. Uma boa ideia e o valor de investimento na mão garantem a qualquer pessoa o direito a investir.
4 habilidades que você precisa para trabalhar no mercado digital
1 – Ser totalmente aberto a todas as culturas e tendências
O mercado digital nasceu do desejo de que todo tipo de desejo de cliente encontrasse alguém disposto e gerar valor e satisfaze-lo. Portanto, a base para trabalhar neste mercado é estar totalmente aberto ao novo.
Novas culturas, modas, tendências, a comunicação com pessoas de todo o mundo e, acima de tudo, ouvir o que cada uma tem a dizer sobre suas necessidades e vontades.
2 – Ter disponibilidade total
O mercado digital é promissor mas, como todo empreendimento, ter seus preços. Um deles é estar sempre disponível para decisões, mudanças e até lançar novos produtos durante uma noite.
Quando você foi deitar à meia-noite, pessoas no Acre ainda estão navegando. E comprando. Não se trata de never sleeps mas saber que haverá concessões – e usar a flexibilidade do negócio a seu favor.
3 – Ser obcecado pelo relacionamento com o cliente
Anos atrás pareceria um contrasenso vendermos na internet e precisarmos muito nos relacionar com os clientes. Mas as vantagens do mercado digital existem justamente para investir nesta relação.
Redes sociais, sites, blogs, whatsapp, são ferramentas onde você deve estreitar a relação entregando conteúdo (informação) que atraia os consumidores. É importante entender e valorizar esta relação, pois um cliente mau atendido clica para comprar em outro lugar.
4 – Qualificar-se constantemente
O mundo digital está sempre em constante mudança e evolução. Novas tecnologias, métricas de resultados, jeitos de fazer propaganda, canais de comunicação com os clientes.
As startup são o melhor exemplo de como o mundo digital pode assumir modelos de negócios impensáveis – e o seu negócio não pode ficar longe delas. Atualize-se constantemente, tanto em conteúdo quanto em cursos, para estar sempre preparado para mudanças às vezes radicais na forma de conduzir o seu negócio.
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