
Gestão é uma palavra que ouvimos e lemos constantemente no dia a dia dos negócios, e a sua importância justifica tanta visibilidade. Mais do que controlar ou gerenciar, gerir indica uma visão muito maior de cada microcosmo de uma empresa, da integração entre eles para uma visão maior.
É também o maior desafio de empreendedores, que muitas vezes têm a formação técnica para o produto ou serviço que vendem – a arte do negócio – mas não têm a formação de gestão do negócio em suas várias áreas.
A gestão é algo mais amplo que simplesmente controlar uma área ou os resultados dela, é preciso uma visão ampla de tudo que compõe ela, as metas e orçamento específicos, a sua importância estratégica para a empresa.
Vamos falar de 6 cursos de gestão que você precisa conhecer.
Sucesso!
Curso de Gestão 1: Gestão de Projetos
Esta é uma especialidade de gestão cada dia mais valorizada e necessária nas empresas, com especial importância nos setores que exigem projetos técnicos ou tecnológicos para atender clientes específicos ou melhorar suas performances internas – bancos, empresas de engenharia e de desenvolvimento de tecnologias e sistemas.
Mesmo nos pequenos negócios a Gestão de Projetos é importante para usar as técnicas na organização da vida da empresa como um todo.
Curso de Gestão 2: Gestão Financeira
É uma área de gestão crucial em uma empresa, responsável pelas atividades voltadas ao fluxo financeiro (fluxo de caixa), decisões de investimentos, controle de entradas e saídas de receitas e despesas, abastecer a empresa de informações e tendências dos mercados e contatos com parceiros financeiros.
Independente da pessoa que assuma esta gestão, ela é fundamental em empresas de todos os portes e segmentos, pois dali sairão todas as decisões para o capital do negócio.
Curso de Gestão 3: Gestão Comercial
Toda empresa visa o lucro que é obtido através de vendas, e estas precisam de uma gestão cada dia mais profissional e focada na empresa como um todo, saindo da visão antiga de que a área comercial, por ser o coração da atividade, deve estar blindada de controles ou decisões restritivas.
Os vendedores devem ser cada vez mais técnicos e envolvidos com os impactos da qualidade das vendas no fluxo financeiro, estoques, atendimento e logística.
A Gestão Comercial permite esta visão sistêmica e o aprendizado de novas técnicas e abordagens de clientes e vendedores e o alinhamento das metas de vendas com os objetivos das demais áreas.
Curso de Gestão 4: Gestão de Marketing
Uma área muito valorizada nos dias atuais, especialmente com o crescimento do e-commerce, que exige uma série de estratégias, ferramentas e métricas específicas para o mercado digital, onde temos um mercado potencial de milhões de pessoas esperando pela personalização, que é a tendência atual na relação de conquista do consumidor.
Curso de Gestão 5: Gestão Logística
Com o crescimento do e-commerce, as empresas precisam se reestruturar quanto às formas de aquisição e venda de seus produtos, em especial o atendimento dos seus clientes.
É uma área extremamente complexa em termos de custos, fornecedores e processos, que precisam ser constantemente avaliados para buscar as opções mais eficientes e de custo menor – e novidades surgem todos os dias. É uma área onde o foco de redução de custos é sempre grande.
Curso de Gestão 6: Gestão de Compras
Ao lado da Gestão Logística, é outra área de muita visibilidade para o controle e redução de custos na empresa, pois deve concentrar todos os contratos com fornecedores e históricos de consumo dos variados materiais.
Ela é talvez a área com maior dependência de um sistema de gestão integrado para medir e avaliar todas as compras e definir ações de melhorias.
Cursos de Gestão: onde podemos encontrar?
Uma boa pesquisa pode revelar muitos cursos online de qualidade, onde você pode programar seus dias e horários e assim ganhar tempo e qualidade para seus estudos. Visite o site da FBV Cursos para conhecer todos cursos online e gratuitos que eles oferecem.